O Ensino Médio integrado ao Técnico Profissional adota uma metodologia que valoriza a experiência e a vivência do estudante. Aprender fazendo é a melhor maneira para desenvolver novas competências. Associar a teoria à prática torna a programação mais dinâmica e efetiva por meio de metodologias ativas, ambiente virtual e tecnológico.
Estratégias Metodológicas
Técnicas de exposição pelo professor
Na forma de aulas expositivas participativas e interativas, consideradas como necessárias para introduzir um novo assunto, propiciar uma visão global e sintética, esclarecer conceitos e concluir estudos..
Técnicas centradas no estudante
Na forma de estudos de texto e de casos e de estudos dirigidos (ou orientados), que objetivam desenvolver a capacidade de estudar um problema, de forma sistemática, desenvolver a capacidade analítica e as habilidades de compreensão, interpretação, análise, crítica, e (re)criação de textos, bem como preparar para o enfrentamento de situações complexas.
Técnicas de elaboração conjunta
Em especial a mesa-redonda, que objetivam propiciar a contribuição conjunta do professor e dos estudantes e meditar coletivamente sobre um tema importante, a fim de se chegar a uma posição.
Técnicas de trabalho em grupo
Objetivando, em especial, dar a todos os estudantes a oportunidade de participar, quer formulando perguntas, quer formulando respostas e perguntas, ou expressando opiniões e posições, bem como aprofundar a discussão de um tema ou problema, chegando a conclusões.
Sala de aula invertida
Utilização de pesquisas pontuais nas diversas disciplinas que compõem a matriz curricular, sendo elas orientadas pelos respectivos professores.