Vida Escolar

Proposta Pedagógica

O Colégio  Alves Faria - ALFA é um espaço para sonhos, oportunidades e de desenvolvimento para cada estudante. Um lugar onde a curiosidade é despertada e transformada em exploração e construção. Construção de conhecimentos, projetos e propósitos de vida através da lente de quem questiona e reinventa o seu mundo.

O nosso Projeto Político Pedagógico está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) -  conjunto de conhecimentos e habilidades que cada estudante deve aprender na educação básica. Os projetos educacionais que serão realizados durante cada ano letivo visam desenvolver as 10 competências da BNCC. São elas: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; responsabilidade e cidadania; empatia e cooperação; autoconhecimento e autocuidado; argumentação; trabalho e projeto de vida.

Os estudantes que concluam o Ensino Médio no COLÉGIO ALFA devem estar preparados para:

• O mundo do trabalho e para o exercício de uma profissão;
  • O exercício da cidadania;
  • A autonomia do aprendizado;
  • A sua realização como pessoa humana baseada em princípios éticos.

Por meio de metodologias ativas, disciplinas integradas, alunos trabalhando em equipe e professor facilitador da aprendizagem, os alunos são provocados a pensarem criticamente, a adquirirem o hábito da leitura e a mergulharem na pesquisa.

Sistema de Ensino

Escolhemos o SAE DIGITAL como sistema de ensino, pois valorizamos a participação, a experimentação e o erro. Só assim, o aprendizado flui e se torna mais significativo para o aluno.

Competências como: criatividade, empatia e autonomia vão sendo adquiridas em aulas, por meio das plataformas digitais.

O Sistema se conecta com escolas interessadas em um ensino de qualidade e com metodologias inovadoras.

Da gestão escolar ao complexo processo de ensino e aprendizagem, os produtos e soluções do SAE Digital atendem às necessidades educacionais de gestores, professores e estudantes.